sexta-feira, 6 de junho de 2008

MEU BLOG

ESPAÇO GEOGRÁFICO DE XIQUE-XIQUE

INTRODUÇÃO
O saber geográfico é fundamental para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança, jovem e adulto diante da sociedade e do seu ambiente vivido.
A geografia procura-se compreender como a percepção dos indivíduos sobre o meio em que vivem está relacionada com o seu modo de vida e este com a sociedade em que vive. Neste processo de relação indivíduos – sociedade – natureza está contido os elementos que possibilitarão compreender a sensação humana do espaço. O espaço geográfico sofre uma construção continua da sociedade que o habita animada pela atividade do trabalho humano.
Ensinar geografia para geração do futuro significa refletir sobre as múltiplas dimensões dos indivíduos: antropológicas, biológicas, históricas e geográficas. O espaço geográfico é o reflexo de sua sociedade e nele encontramos as marcas das diversas humanidades. O educador-cidadão é um ator primordial na construção dos saberes que alimentarão os discursos a quem sabe as ações das novas gerações. É fundamental que construa uma base teórica ampla que permita dialogar com muitas disciplinas específicas e estabeleça um vínculo com o espaço vivido pelos atores do processo educacional.


CARACTERÍSTICAS DE XIQUE-XIQUE

1 – LOCALIZAÇÃO
Localizado a 403 m de altitudes e 578 km de Salvador, Xique-Xique é uma das cidades mais importantes da Bahia. Não só por estar às margens do Rio São Francisco, mas pela própria história. Foi uma das primeiras cidades da região de Irecê e tem muita história para contar.

LOCALIZAÇÃO REGIONAL
O município de Xique-Xique está localizado na microrregião homogênea 006 – Barra, enquadrado na região de planejamento 008 e administrava 021 – Irecê. Está também incorporada a Região econômica 0011 – Irecê.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
O município está localizado no Baixo-médio São Francisco sua sede municipal possui as seguintes coordenadas geográficas: 10º,49’ latitude sul e 42º 43’ longitude a oeste de Greenwich e uma altitude de 403 m, distante 577 km de Salvador por via rodoviária, tendo o município uma área de 5.020 Km2.


CARACTERÍSTICAS GERAIS
A vegetação predominante de Xique-Xique é a caatinga, que pode compreender:
Arbustos ou pequenas árvores que perdem suas folhas na estação seca;
Cactos, como o xiquexique e o mandacaru;
Árvores isoladas, como o umbuzeiro;
Palmeiras
Em meio à caatinga, crescem gramíneas que alimenta o gado bovino, caprino ou ovino criados soltos.
Xique-Xique tem clima semi-árido, as chuvas são escassas e o calor é intenso, o sol brilha o ano inteiro.
As plantações ficam ressecadas e morrem pela falta de água. O gado sofre com a falta de água e de pasto.

A geologia de Xique-Xique tem cobertura sedimentares terciárias, quaternária, distribuiem-se por todo médio São Francisco nas regiões de Xique-Xique, Sento Sé, Casa Nova, Remanso, Barra e Ibotirama. São geralmente arenoso, areno-argiloso.
O recurso mineral é encontrado o quartzo na região de Xique-Xique e Sento Sé.


FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DE XIQUE-XIQUE
A ocupação do território onde hoje se encontra Xique-Xique ocorreu no final de século XVII. O primeiro aldeamento instalou-se na Ilha do Miradouro, no lado esquerdo de um canal secundário do Rio São Francisco, onde se erguiu uma capela em homenagem a Santa Ana. Posteriormente, ergueu-se em terra firme num núcleo de povoação na Fazenda Praia do Senhor Teobaldo de Carvalho, a margem direita da ipueira de Xique-Xique, onde se construiu uma capela em homenagem ao Senhor do Bonfim.

ASPECTO ECONÔMICO
O município tem economia voltada basicamente para atividades agrícolas (cebola, tomate, melão, melancia, etc.) agropecuária (bovinos e caprinos), comercial e pescaria.

CLIMA
O clima de Xique-Xique é classificado como semi-árido, predominantemente seco.
A precipitação média anual e de 626 a 1.119 mm tradicionalmente o período chuvoso ocorre entre os meses de novembro e janeiro.
A temperatura média anual e de 24,4C. Os riscos de seca estão classificados como de alto a média. O território do município está totalmente incluído no polígono das secas.

A PAISAGEM RURAL E A PAISAGEM URBANA
As paisagens rurais são espaços utilizados pelos seres humanos para desenvolver atividades do setor primário de produção, como a agricultura a pecuária e o extrativismo. É marcante nestas a presença de elementos da natureza, como rios, animais e vegetação.
As paisagens urbanas são as mais humanizadas que existem, porque praticamente todos os elementos que vemos em uma cidade foram introduzidos pela ação humana. As pessoas estão concentradas no espaço trabalham principalmente no comércio e na prestação de serviço, é assim que vive a população de Xique-Xique.

AS ATIVIDADES ECONÔMICAS
Na pecuária destacam-se os rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos. No setor de bens minerais, é produtor de argila. Na agricultura destacam-se o cultivo de cebola, tomate e melão.
Ainda sobre a economia de Xique-Xique podemos destacar a pesca como uma das principais atividades do município, que movimenta grandes divisas, Xique-Xique abastecer praticamente toda a região de Irecê e outras grandes cidades do Brasil com uma enorme quantidade de pescador. Os peixes que você pode encontrar facilmente são curimatá, piranha, dourado, piau e surubim.

















Desenho produzido por alunos da 5ª e 6ª série (Vanilson e Micael)

TURISMO
Você que visita a Bahia, tem que incluir Xique-Xique no seu roteiro. Pode ter certeza que vale mesmo a Pena. Há programas para se fazer durante todo o dia, belas praias como as famosas Praias dos Prazeres e a Praia Ponta da Ilha, localizada as margens do Rio São Francisco são uma das várias atrações que a cidade oferece.

Lagoa de Itaparica da cidade até Pedra Vermelha um percurso de 25 km de pista, mais 8 km de terreno arenoso. Segundo um dos moradores Sr. Aníbal Leite Campos a lagoa possui uma légua de comprimento, e é cercada de carnaúba, formando um grande labirinto, o que requer a ajudar de uma guia - nativo.
Parque Aquático Ponta das Pedras, aberto todos os domingos e feriados, recebendo centenas de visitantes que se divertem em seus equipamentos: tobogãs, Rio corrente, Piscina de ondas, piscinas infantis, comidas típicas e som ao vivo.



O QUADRO NATURAL DO RIO SÃO FRANCISCO – O CHICÃO
O Rio São Francisco é o principal rio que atravessa o território baiano.
O Chicão ou Velho Chico é um rio perene e percorre as regiões mais secas da terra baiana. A natureza é sabia, pois é o velho Chico que abastece a população dessas áreas secas.
Além de utilizar suas águas para beber, preparar alimentos e promover a higiene, os habitantes deste município se beneficiam com a pesca, a navegação e a irrigação das plantações.
Por ser intensamente utilizado em atividades econômicas, o Rio São Francisco vem apresentando sérios problemas, como o assoreamento, a desmatamento de suas margens e poluição.

ASSOREAMENTO NO RIO SÃO FRANCISCO
O Rio São Francisco já não é um rio tão volumoso como foi no passado. E isso ocorre devido à ação humana.
Ao destruir a vegetação que cresce nas suas margens, derrubando árvores ou fazendo queimadas, as pessoas contribuem para a diminuição do volume de água do rio. Sem a cobertura vegetal, as terras de suas margens são facilmente levadas para leito pelas águas das chuvas ou mesmo pelo vento. Com isso o rio vai se tornando mais raso e, em conseqüência, o volume de água diminuiu.
O assoreamento no Rio São Francisco vem prejudicando a navegação, pois, sem profundidade suficiente, as embarcações não conseguem se locomover.




COMO MELHORAR O MEIO AMBIENTE
Não jogar sujeiras, produtos químicos no mar, nos rios, e nos lagos.
Evitar queimadas e derrubadas das matas nas margens do rio.
Evitar o uso de produtos químicos que prejudicam a terra, as plantas e os elementos.
Valorizar parques e reservas para animais e plantas.
Respeitar as normas que delinearam a caça e a pesca, hora dos períodos de reprodução dos alimentos.
Separar o lixo reaproveitável, sempre que possível.
Respeitar a própria vida, a das pessoas, dos animais, das plantas e tudo que há de bom no espaço onde vivemos.

ATIVIDADES
Os alunos desenham os símbolos naturais da cidade de Xique-Xique.
Identificar o rio que abastece sua cidade relacionando-o à bacia hidrográfica à qual pertence.
Visitar o setor responsável pala distribuição da água em sua cidade, objetivando conhecer o tipo de tratamento utilizado e numero de residências abastecidas. Fazer isto também para o, esgotamento sanitário posicione-se criticamente.
Desenhar o mapa hidrográfico do Rio São Francisco.
Os alunos juntos com a professora deverão fazer um passeio às margens do Rio São Francisco, para observar as condições as margens do Rio São Francisco e fazer um relatório para uma palestra feita por eles e apresentar para seus colegas.
O espaço da nossa cidade possui elementos naturais e elementos sociais (ou culturais) pesquise.

















Eu e meus alunos da 5ª série em frente à Escola Polivalente

CONCLUSÃO
Ao relatar a conclusão do meu tema no Blog sabre o espaço geográfico de Xique-Xique, mostro a realidade e a importância do Rio São Francisco e possíveis soluções para os problemas da seca e da pobreza na nossa região, mas também propor soluções alternativas para os problemas ambientais do município, tais como lixo esgoto, poluição nas margens das fontes de águas naturais que abastecem a sede do município assoreamento do Rio São Francisco. E tudo que acontece com a paisagem tem um caráter social, pois ela é formada de movimentos resultantes da ação humana por intermédio do seu trabalho da sua cultura e dos seus sentimentos.





Nenhum comentário: